Avaliação da CoP-15, Copenhague, e as perspectivas para 2010


Segue a programação de uma atividade da sociedade civil para avaliação da CoP-15, Copenhague, as perspectivas e as possiblidades para 2010. Se a impressão que ficou foi que a conferência não fez andar muito a disucssão/mobilização global sobre o tema, então temos que pensar em como fazemos as nossas redes se sensibilizarem e como vivemos mais efetivamente estas questões no nosso dia-a-dia! A atividade será nesta 4° feira (03/02), a partir das 18h30 no Vitae Civilis (Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu - São Paulo, bem perto do metrô Consolação). Para quem tiver interesse, veja a programação anexa e ajude na divulgação! Até breve! Abraços e energia, Cesinha Pegoraro
Reunião do Coletivo da Sociedade Civil de São Paulo sobre a COP 15
Reunião de Avaliação
Datas: 03.02.2010 - Hora: das 18:30h às 21:00h.
Local: Sede do Vitae Civilis  - Rua Itápolis, 1468 – Pacaembu/ São Paulo
IniciativaVitae Civilis
Parceiros: Oxfam, Campanha TicTac, IDEC, PNBE, Movimento Nossa São Paulo, Coletivo do Dia Mundial Sem Carro, SOS Mata Atlântica, ISA, FBOMs, Matilha Cultural.
Outros convidados: Inesc, FASE,  Instituto Pólis, Fórum de Defesa da Vida, lideranças religiosas, IPAM, Ethos, jornalistas, WWF, Greenpeace, 350.org, Avaaz, Artigo 19.
Participantes: Organizações da sociedade civil brasileira que se envolveram, durante o ano passado, ou poderão  se envolver, a partir deste, na temática climática. Organizações civis, públicas e pessoas físicas que participaram da CoP15 residentes em São Paulo.  
Objetivos do evento: reunir para discutir os temas debatidos na CoP15 e as expectativas  para as negociações climáticas a partir de agora - em especial, conhecer os desafios e processos que deverão ser enfrentados neste ano.
Justificativa: Dada a mobilização de inúmeras redes sociais e cidadãos em torno das discussões envolvidas com a CoP-15 em Copenhague, e as expectativas em relação aos encaminhamentos até a CoP-16, além da expressiva participação da comitiva brasileira, é necessário tanto fazer um balanço sobre o trabalho desenvolvido, bem como manter esta motivação popular em torno da questão, buscando a manutenção desta rede ligada nas questões do clima e o fortalecimento do enfrentamento da temática no cotidiano.
Resultados esperados:
·        Avaliação dos resultados e impactos da CoP15 no âmbito das negociações climáticas e para a sociedade civil.
·        Apresentação dos resultados da campanha TicTacTicTac.
·        Fortalecimento/ampliação das redes sociais ligadas ao tema.
·        Identificação de potenciais atividades/grupos que possam compor a campanha em 2010.
·        Montar um calendário de encontros para discussão/atualização coletiva do tema.
Metodologia: Após rodada de apresentação, os membros da comitiva brasileira presentes, que foram à CoP15, fazem uma breve apresentação da sua percepção sobre a conferência e seus desenrolares. Em seguida apresenta-se os resultados da campanha TicTacTicTac e seus próximos passos, firmando assim a continuidade desta mobilização. Junto aos participantes fazer um balanço sobre a percepção do tema e das perspectivas para o ano de 2010 e a CoP16. Ainda nesta rodada de discussão buscar dos participantes exemplos de ações/atitudes realizadas dentro desta temática de MCs que possam ser fortalecidas e/ou fazerem parte de um calendário de atividades/manifestações ligadas ao tema e a campanha.


Doze eixos para tornar possível um outro mundo


Por Celso Dobes Bacarji, da Envolverde

Em um texto que servirá de base para as discussões do Fórum Mundial Social, em Salvador, os intelectuais Ignacy Sachs, Carlos Lopes e Ladislau Dowbor, apresentam doze eixos de ação para mudar o rumo de nossa civilização. As Crises e Oportunidades em Tempos de Mudanças, foco das discussões do Fórum Mundial Social Temático, que acontecerá em Salvador (BA), entre os dias 29 e 31 de janeiro, estão alinhadas em um artigo publicado na internet, assinado pelo professor Ignacy Sachs, um dos principais nomes mundiais na área da economia sustentável, por Carlos Lopes, sub-secretário geral da ONU e dirigente da Unitar, e por Ladislau Dowbor, professor t......

Fórum Social Mundial: O desafio de transformar sem conduzir
Por Mario Osava, da IPS

Rio de Janeiro, 26/1/2010 – O Fórum Social Mundial (FSM) é apenas “um instrumento”, que não deve ser confundido com o movimento intermundista, afirma Chico Whitaker, um dos fundadores deste encontro, que comemora seu décimo ano de vida com um seminário de balanço, iniciado ontem e que vai até o dia 29 em Porto Alegre, precisamente onde nasceu. Trata-se de uma metodologia, “um instrumento para unir. O Fórum não transforma o mundo, é a sociedade que o fará, em um multifacetário altermundismo”, acrescentou Whitaker, que rejeita a definição de “movimento dos movimentos” com um protagonismo próximo ao dos ......

Um Ano de Realizações para a Meta Ambiental

Arquivamos aqui as postagens de 2009, um ano de grandes avanços e grandes acontecimentos, para nós, para o Brasil e para o mundo. Foi, também, um ano de grandes decepções e tristezas, com o homem mais uma vez sendo surpreendido pela reação da Natureza, que segue seu incompreendido ciclo milenar. O maior acontecimento do ano: a Conferência de Copenhaguem mostrou-se ineficaz, definiu pouco, esperamos que o suficiente para que continue havendo esperança em novos ares.

Por sua vez, 2010 é o Ano da Biodiversidade, de eleições no Brasil, de Copa do Mundo na África. Grandes acontecimentos que definirão a vida de milhões de pessoas. Faremos a nossa parte, divulgando e repercutindo o que consideramos relevante, levando informação confiável para o maior número de leitores.

Queremos continuar merecendo a confiança dos nossos clientes, amigos, patrocinadores, parceiros e leitores, para que através do diálogo possamos proteger a Vida na sua essência e mais elevada definição. Para nós e as futuras gerações!

Aproveitamos para apresentar nossa nova sede. Todos estão convidados a nos visitar.

Abraço.
A Diretoria

Principais trabalhos de 2009
Fundação Florestal. Órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Personalidade Jurídica responsável pela implantação do Plano de Manejo do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – PETAR. Responsáveis Técnicos pelo Programa de Levantamento Espeleológico, 2009. Em andamento.
SESI – Serviço Social da Indústria de Pernambuco, Recife. Assessoria técnica para auxílio da equipe de Responsabilidade Social na elaboração de cartilhas e palestras para indústrias da região, 2009. Em andamento.
Controlar. Pré-estudos e estudos de caracterização de CIVAS – Centros de Inspeção Veicular, Cidade de São Paulo, 2009. Em andamento.
Controlar. Estudos de Avaliação de Poluentes Atmosféricos pós-implantação dos CIVAS – Centros de Inspeção Veicular, Cidade de São Paulo, 2009. Em andamento.
Mãe Terra, indústria de produtos alimentícios naturais. Assessoria na definição de personagens e enredos ambientais para futuro programa de marketing da empresa, 2009. Em andamento.
MOHAS. Movimento para Habitação. Laudos para caracterização ambiental de áreas onde serão implantados conjuntos habitacionais e assessoria para recorrer de multas por corte e supressão de vegetação, 2009. Em andamento.
CENPEC. Assessoria tecnológica para o Programa Jovens Urbanos, visando o uso de tecnologias limpas e plantio de mudas em áreas de mananciais, Cidade de São Paulo, 2009. Finalizado.
Ambiente Arquitetura. Trabalho de Caracterização Ambiental e Detalhamento da Vegetação para implantação de Conjuntos Habitacionais no bairro do Jaraguá, cidade de São Paulo, 2009. Finalizado.
CDHU e Consórcio PRI-Enerconsult. Caracterização Ambiental para implantação de conjuntos habitacionais na cidade de Cubatão, dentro do Programa da Serra do Mar, 2009. Finalizado.
RPPN Serra do Itatins. Decretação da Reserva via Associação Ecojuréia. A RPPN foi constituída com assessoria técnica da Meta Ambiental e fica vizinha ao Mosaico de Unidades de Conservação da Juréia – Itatins, Estado de São Paulo. A decretação foi viabilizada dentro do Programa financiado pela SOS Mata Atlântica e Aliança para Conservação, 2009. Finalizado.
SMA – Coordenadoria de Educação Ambiental. Assessoria no planejamento de escolha de locais adequados para implantação de viveiros florestais em escolas da rede pública de Cubatão, 2009. Finalizado.


Implantação de Viveiro de Mudas Florestais, com área total de 480 m2, contendo pátio de rustificação das mudas, sementeira, estufa de plantas e galpão aberto. Foi construído em alvenaria, bambu e telha ecológica de fibras vegetais. Ecopátio, do Grupo Ecorodovias. Cubatão/SP. 2009.
Parecer de Viabilidade Ambiental (PVA) para ONG Usina para planejamento de área prevista para assentamento rural, Município de Jarinu/SP, 2009.
Parecer de Viabilidade Ambiental (PVA) para propriedade rural em Taubaté, para estudar e definir áreas adequadas para Reserva legal, recuperação de APPs – Áreas de Proteção Permanentes e uso e ocupação do solo mais adequada do ponto de vista da legislação ambiental atual. Município de Taubaté/SP, 2009.
Laudos e Perícias Ambientais – caracterização de fauna, flora e áreas de proteção permanente em diversas cidades do Estado de São Paulo. Exemplos de trabalhos recentes realizados: Loteamentos no Guarujá, principalmente Loteamento Iporanga, Tijucupava, Taguaíba e São Pedro. Trabalhos realizados também em São Sebastião, Bertioga, Taubaté, Cotia, Carapicuíba, Embu das Artes, São Lourenço da Serra, Cubatão, São Paulo, Bragança Paulista, Suzano, Jarinu, dentre outros municípios do Estado de São Paulo. Trabalhos e laudos técnicos realizados para empresas e Proprietários Particulares, 2009.


Veja o mundo com outros olhos!



Meta Ambiental Consultoria e Projetos Ambientais

Novo endereço:
SHOPPING POMPÉIA NOBRE Rua Clélia, 33 - 2 and. CJ.8
CEP 05042.000 - Pompéia - São Paulo/BRA

Nossos Telefones:
11 2219-2859 / 11 3013-3644


www.metaambiental.com.br