Governo de São Paulo divulga ranking ambiental dos municípios


foto: Tucunaré - Orelhão em Santa Fé do Sul

O governo do Estado de São Paulo divulgou nesta terça-feira, 1º de dezembro, o ranking ambiental dos municípios paulistas. O vencedor, pela segunda vez consecutiva foi Santa Fé do Sul com 94,4 pontos, seguido de Novo Horizonte (94,33), Guaraçaí (94,20), Aspásia (94) e Taquarituba (93,96). A capital paulista aparece em 196º com 75,40 pontos.


O número de cidades que receberam certificados aumentou 254%, saltando de 44, em 2008, para 156 neste ano. Os certificados são entregues aos municípios que atingem pontuação igual ou superior a 80, numa escala de zero a 100 pontos. Os municípios mais bem avaliados têm prioridade para obter recursos do governo de São Paulo. Neste ano, todas as 645 cidades do Estado aderiram ao projeto Município Verde e Azul.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, o melhor desempenho dos municípios ocorreu por causa do aumento na adesão e pelo “envolvimento de diversos setores da sociedade no projeto”. Em 16 encontros realizados ao longo do ano, o projeto reuniu mais de três mil pessoas, entre elas 398 prefeitos e 116 vices.
Os municípios foram avaliados nos seguintes temas: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.
O secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, destacou o aumento do número de certificações e afirmou que as prioridades da secretaria em 2010 serão educação ambiental, coleta seletiva de lixo e arborização urbana.
Leia mais sobre: ranking ambiental