Em 11 de novembro de 2009, foram laureadas as 20 empresas consideradas mais sustentáveis do país, em uma bela festa promovida pela editora Abril, no décimo Guia Exame de Sustentabilidade. Mônica Waldvogel foi a Mestre de Cerimônias da noite, indicando as empresas laureadas democraticamente listadas em ordem alfabética, contando brevemente cada um dos cases vitoriosos.
A eleição contou com a participação de cinco ilustres figuras do mundo da sustentabilidade: Cristina Montenegro (coordenadora do PNUMA no Brasil), Helio Mattar (fundador e diretor do Akatu), Heloisa Bedicks (diretora executiva do IBGC), Pedro Mader Meloni (advisor do ICF Latam), Rosa.
Maria Fischer (coordenadora do Centro de Empreendedorismo Social e Administração em terceiro setor da FIA) e do vice-presidente de relações institucionais do Grupo Abril, Sidney Basile.
O conselho deliberativo teve a responsabilidade de avaliar 142 participantes, dos quais 78% possuem critérios ambientais em todo o processo produtivo, contra 63% de 2008, 84% possui políticas de controle de consumo de recursos como água e energia, demonstrando em números a visão de que a maioria das empresas pesquisadas ampliou consideravelmente os projetos voltados para a ecoeficiência. O destaque foi o considerável aumento das empresas que passaram a fazer inventários de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEEs), saindo 39% no ano passado para 47% neste ano.
Apesar do longo caminho que as empresas ainda precisam percorrer (apenas 39% das participantes declararam estabelecer metas claras em seus relatórios de sustentabilidade), destaca-se o melhor desempenho das empresas, em comparação com o primeiro número da publicação, lançado em 2000, com o revelador título de “Guia de Boa Cidadania Corporativa”. Na época, as empresas ainda começavam a adotar a certificação ISO 14001, mas ainda tinham foco de atuação predominantemente filantrópica, passando pela atuação apenas social, abordando uma atuação também ambiental até, atualmente, passarem a incorporar a Sustentabilidade (atuação ambiental, social e econômica) a estratégia de negócios da empresa.
O destaque da noite foi o Walmart, que, saindo de uma atuação reprovável em 2005, passou a adotar uma atuação sustentável em toda a sua cadeia, com destaque para a seleção de fornecedores e imposição de score cards aos produtos vendidos, recebendo o troféu de Empresa Sustentável do Ano. Abaixo, a lista das vencedoras e seus cases de sucesso:
AES Brasil | Inclusão social de pescadores que invadiram sua propriedade |
Alcoa | Juruti – Ação Social no entorno de sua mina de bauxita |
Amanco | Cessão de crédito a consumidores de baixa renda, para compra de seus produtos |
Anglo American | Compromisso de redução de GEEs nas operações do país |
Bradesco | Crédito à baixa renda, com ajuda do banco postal |
BRF (Sadia + Perdigão) | União das ações de sustentabilidade das duas empresas |
Bunge Alimentos | Ação de preservação ambiental junto a fornecedores |
Coelce | Sistema de troca de lixo por descontos na conta de energia |
CPFL | Desenvolvimento de carro elétrico para redução de emissões e investimento em alternativas para diversificar fontes de energia |
EDP | Reestruturação para aumentar eficiência operacional e estimulo aos funcionários pra incorporar sustentabilidade no seu dia-a-dia |
Fibria (VCP + Aracruz) | União das ações de sustentabilidade das duas empresas |
Itaú Unibanco | Incorporação da Sustentabilidade à cultura da instituição |
Masisa | Novas tecnologias, desde energia renovável até a reciclagem de embalagens, para produção de painéis de madeira de forma sustentável |
Natura | Promoção de ações para contato estrito e colaborativo de stakeholders |
Philips | Produção de equipamentos médicos com redução de 40%nos preços, promovendo a modernização de hospitais públicos |
Promon | Programas educacionais para comunidades afetadas pelas obras de infraestrutura da empresa |
SerasaExperian | relatórios de análise de risco social e ambiental de empresas, para segurança de cessão de crédito bancário |
Suzano | Desenvolvimento de novos produtos e venda de créditos de carbono, cumprindo uma estratégia de longo-prazo para uma economia verde |
Tetra Pak | Programa de pós-consumo e Reciclagem de embalagens |
Walmart | Ações globais de sustentabilidade e combate ao aquecimento global |
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