Guia Exame de Sustentabilidade

Portal Exame
Em 11 de novembro de 2009, foram laureadas as 20 empresas consideradas mais sustentáveis do país, em uma bela festa promovida pela editora Abril, no décimo Guia Exame de Sustentabilidade. Mônica Waldvogel foi a Mestre de Cerimônias da noite, indicando as empresas laureadas democraticamente listadas em ordem alfabética, contando brevemente cada um dos cases vitoriosos.

A eleição contou com a participação de cinco ilustres figuras do mundo da sustentabilidade: Cristina Montenegro (coordenadora do PNUMA no Brasil), Helio Mattar (fundador e diretor do Akatu), Heloisa Bedicks (diretora executiva do IBGC), Pedro Mader Meloni (advisor do ICF Latam), Rosa.

Maria Fischer (coordenadora do Centro de Empreendedorismo Social e Administração em terceiro setor da FIA) e do vice-presidente de relações institucionais do Grupo Abril, Sidney Basile.

O conselho deliberativo teve a responsabilidade de avaliar 142 participantes, dos quais 78% possuem critérios ambientais em todo o processo produtivo, contra 63% de 2008, 84% possui políticas de controle de consumo de recursos como água e energia, demonstrando em números a visão de que a maioria das empresas pesquisadas ampliou consideravelmente os projetos voltados para a ecoeficiência. O destaque foi o considerável aumento das empresas que passaram a fazer inventários de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEEs), saindo 39% no ano passado para 47% neste ano.

Apesar do longo caminho que as empresas ainda precisam percorrer (apenas 39% das participantes declararam estabelecer metas claras em seus relatórios de sustentabilidade), destaca-se o melhor desempenho das empresas, em comparação com o primeiro número da publicação, lançado em 2000, com o revelador título de “Guia de Boa Cidadania Corporativa”. Na época, as empresas ainda começavam a adotar a certificação ISO 14001, mas ainda tinham foco de atuação predominantemente filantrópica, passando pela atuação apenas social, abordando uma atuação também ambiental até, atualmente, passarem a incorporar a Sustentabilidade (atuação ambiental, social e econômica) a estratégia de negócios da empresa.

O destaque da noite foi o Walmart, que, saindo de uma atuação reprovável em 2005, passou a adotar uma atuação sustentável em toda a sua cadeia, com destaque para a seleção de fornecedores e imposição de score cards aos produtos vendidos, recebendo o troféu de Empresa Sustentável do Ano. Abaixo, a lista das vencedoras e seus cases de sucesso:

AES Brasil
Inclusão social de pescadores que invadiram sua propriedade
Alcoa
Juruti – Ação Social no entorno de sua mina de bauxita
Amanco
Cessão de crédito a consumidores de baixa renda, para compra de seus produtos
Anglo American
Compromisso de redução de GEEs nas operações do país
Bradesco
Crédito à baixa renda, com ajuda do banco postal
BRF (Sadia + Perdigão)
União das ações de sustentabilidade das duas empresas
Bunge Alimentos
Ação de preservação ambiental junto a fornecedores
Coelce
Sistema de troca de lixo por descontos na conta de energia
CPFL
Desenvolvimento de carro elétrico para redução de emissões e investimento em alternativas para diversificar fontes de energia
EDP
Reestruturação para aumentar eficiência operacional e estimulo aos funcionários pra incorporar sustentabilidade no seu dia-a-dia
Fibria (VCP + Aracruz)
União das ações de sustentabilidade das duas empresas
Itaú Unibanco
Incorporação da Sustentabilidade à cultura da instituição
Masisa
Novas tecnologias, desde energia renovável até a reciclagem de embalagens, para produção de painéis de madeira de forma sustentável
Natura
Promoção de ações para contato estrito e colaborativo de stakeholders
Philips
Produção de equipamentos médicos com redução de 40%nos preços, promovendo a modernização de hospitais públicos
Promon
Programas educacionais para comunidades afetadas pelas obras de infraestrutura da empresa
SerasaExperian
relatórios de análise de risco social e ambiental de empresas, para segurança de cessão de crédito bancário
Suzano
Desenvolvimento de novos produtos e venda de créditos de carbono, cumprindo uma estratégia de longo-prazo para uma economia verde
Tetra Pak
Programa de pós-consumo e Reciclagem de embalagens
Walmart
Ações globais de sustentabilidade e combate ao aquecimento global

Leia mais: Revista Exame